quinta-feira, 24 de maio de 2012

Agenda de acompanhamento do AEE

AGENDA DE ACOMPANHAMENTO DO ALUNO
(AEE / SALA REGULAR)
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO








SANTA INÊS – MA
2012

DADOS PESSOAIS
Aluno (a):         
Data de Nascimento:  ____ / _____________ / ________             Série:
Endereço:                                                                                               
Cidade:                                                                       Estado:                          
Nome da mãe:                                                                                 Tel:
Nome do pai:                                                                                   Tel:
Responsável pelo aluno:


ESCOLA  MUNICIPAL ___________________________________________________  (AEE)                                                                                                             
ESCOLA MUNICIPAL __________________________________________________  REGULAR)




DEFICIÊNCIA DA CRIANÇA

         Deficiência Intelectual – DI
         Deficiência Física – DF
         Deficiência Auditiva – DA
         Deficiência Visual – DV
         Outras: _____________________________________________________










                                                            ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA INÊS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


   Prefeito Municipal de Santa Inês
   Dr. Raimundo Roberth Bringel Martins
   Secretária Municipal de Educação
   Maria da Graça Santana da Silva
   Diretora do Dep. do Ensino Fundamental
   Antonia Ximenes Sousa
   Diretora do Dep. da Educação Infantil
   Inês de Maria Santos Castro
   Diretora do Dep. de Organização Escolar
   Maria da Glória Lisboa de Castro

Elaboração:
Adma de Freitas Abreu
Evanildes da Silva Araújo
Fernanda Andrade de Farias
Flaviana Santos Sousa
Francisca Emanuely Nunes Teixeira
Marinalda Leite Silva
Luciane Costa Silva
Luciene Rios da Silva
Marilene da Silva Brito
Professoras das Salas Multifuncionais  da rede pública de ensino











Revisão:
Maria da Graça Santana da Silva
Secretária Municipal de Educação

O Atendimento Educacional Especial – AEE tem a função de  identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Pontuamos ainda que o AEE não deve ser confundido com o reforço escolar nem com o atendimento clínico, tampouco como substituto dos serviços educacionais comuns. Este, por sua vez, é realizado no contraturno da sala regular sendo organizado por horas e dias da semana,  para  os  alunos matriculados na rede municipal de ensino. Para  frequentar a sala de recursos, é necessário que o aluno apresente um laudo médico comprovando sua deficiência.
ALGUMAS INFORMAÇÕES PARA PAIS E PROFESSORES
O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Especial, considerando a Constituição Federal de 1988 estabelece o direito de todos a educação; a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de janeiro de 2008; e o Decreto Legislativo nº 186, de julho de 2008, que ratifica a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), institui as Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado – AEE na educação básica, regulamentado pelo Decreto nº 6.571, de 18 de setembro de 2008.
A Constituição Federal de 1988 traz como um dos seus objetivos fundamentais “promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça,  sexo, cor, idade e quaisquer  outras formas de discriminação” (art.3º, inciso IV). Defini, no artigo 205, a educação como um direito de todos, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. No seu artigo  206, inciso I, estabelece a “igualdade de condições de acesso e permanência na escola” como um dos princípios para o ensino  e garante, como dever do estado, a oferta do atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino(art. 208).
Além disso, temos a negação de matrículas para alunos com deficiência, as quais argumentam não estarem preparadas para recebê-los e indicam como melhor ambiente uma instituição especializada. Este argumento não pode ser utilizado segundo a lei nº7. 853/89.
“Constitui crime punível com reclusão de 1 a 4 anos, e multa: Recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição ou matrícula de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer grau ou curso, público ou privado, por motivos derivados da deficiência que porta” ( Inciso I do Artigo 8º da Lei Federal nº7.853/89). 
      
  HORÁRIO DO ATENDIMENTO
Segunda - feira
Terça - feira
Quarta – feira
Quinta - feira
Sexta - feira


















Plano Interativo – docente/AEE – docente/regular
                                                    *ATENDIMENTO DIA  ____ / ______ / _____________

SALA DE  RECURSOS  MULTIFUNCIONAL
* Sequência Metodológica ( AEE )
1 - ___________________________        2 - ______________________________
3 - ___________________________        4 - ______________________________
*Sugestões  de atividades a serem realizadas na sala regular. _______________
__________________________________________________________________


SALA REGULAR
* Situação Real do aluno
1 -  O que o aluno consegue realizar.


    (   ) Lê e escreve atividades sozinhas                (   ) Concentrou-se nas tarefas
    (   )Conseguiu  finalizar as tarefas  do dia         (   )Conseguiu interagir com todos na escola
    (   ) Permaneceu sentado igual aos demais       (   ) Apresentou interesse nas aulas expostas

2 – Conteúdo trabalhado na sala regular.
* Linguagem:___________________    * Matemática: _________________
* Natureza e sociedade: ________________________________________

3 –  Atividades realizadas do dia:

     (   )Pinturas                 (   ) Leitura coletiva                     (   )Recorte e colagem
     (   )Dramatização        (   )Leitura Individual                   (   )Atividades no livro
     (   )Jogos                      (   )Atividade em grupo               (   )Atividades do quadro


OBS: _______________________________________________________________

___________________________                       _______________________________
Docente  (AEE)                                              Docente  (Sala Regular)


AVALIAÇÃO MENSAL DO ALUNO


SALA   DE  RECURSOS  MULTIFUNCIONAIS

* Situação Real do aluno
     1 -  O que o aluno consegue realizar.


          (   )Lê e escreve                                                   (   ) Concentra-se nas tarefas
          (   ) Consegue finalizar as tarefas                       (   )Consegue interagir com todos na escola
          (   )Permanece sentados igual aos demais        (   ) Tem interesse nas aulas apresentada






SALA   REGULAR

* Situação Real do aluno
     1 -  O que o aluno consegue realizar.


        (   ) Lê e escreve                                                   (   )Concentra-se nas tarefas
        (   )Consegue finalizar as tarefas                         (   )Consegue interagir com todos na escola
        (   )Permanece sentados igual aos demais          (    ) Tem interesse nas aulas apresentada
        (   )  Tem crises nervosas na presença de outras crianças    


   OBSERVAÇÃO: __________________________________________

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